O festival ALAVANCA está de volta

Vem aí a 6.ª edição do ALAVANCA – Festival de Teatro de Avanca, organizado pela Companhia de Teatro Kopinxas com o apoio do Município de Estarreja, e conta com novidades levando o teatro a novos lugares com o objetivo de aproximar as comunidades a esta arte. De 3 a 13 de abril e 3 de maio, o público é convidado a fazer parte deste festival.

O ALAVANCA surge da vontade de aproximar as comunidades locais a práticas culturais, tornando o contacto com o teatro uma experiência singular e aglutinadora nas suas diferentes formas e linguagens. O envolvimento das pessoas, da comunidade escolar e dos lugares são a alavanca para este festival.

No dia 3 de abril, o ALAVANCA abre com uma proposta para a comunidade escolar do 2.ºciclo do agrupamento de escolas de Avanca e de Pardilhó, com uma conversa/jogo sobre a importância da existência de um festival de teatro no território. Servirá também para escutar novas vias de futuro junto dos alunos. No dia seguinte, o Teatro Extremo de Almada apresenta aos alunos 1.ºciclo do agrupamento de escolas de Avanca a criação “A Avó Grilo e o Catavento”.

O Alavanca viaja a novos locais e não convencionais para a prática teatral com participação gratuita. O primeiro sítio inusitado é o Moinho da Passagem, em Canelas, com o projeto “O Arroz que o Teatro Descascou” onde a comunidade é desafiada a dar voz às palavras do seu poeta, Francisco Joaquim Bingre, através de leituras encenadas, rodeado por paisagens talvez contempladas pelo Poeta. Para participar no dia 5 de abril, às 16h.

A 7.ª edição da ObservaRia também recebe um este festival com os “Mostrengos”, no dia 12 de abril, uma criação da companhia de Marionetas de Mandrágora. Neste mesmo dia, o Mercado Municipal de Estarreja também é palco deste projeto com a performance de marionetas “Desencajate”, pela artista argentina, Cintia Cruz.

O ALAVANCA volta ao Cine-Teatro de Estarreja com duas propostas que encerrará a edição de 2025. A cena, no dia 13 de abril, irá o espetáculo ““DoNoDoNaDa” da Companhia Certa da Varazim Teatro, para todos os públicos dos 3 aos 103 anos, onde os personagens são inspirados no cinema mudo de Charlie Chaplin e Buster Keaton. E, no dia 3 de maio, o Teatro Meridional e o Teatro do Montemuro apresentam um olhar delicado e poético sobre as migrações internas entre a ruralidade e o mundo urbano com o espetáculo “Lá”, com texto original de José Luís Peixoto e encenação de Miguel Seabra.

O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, conta com a parceria e apoio do Município de Estarreja, Junta de Freguesia de Avanca, Paróquia de Avanca e DGARTES.

Mais informações em www.alavancafestival.pt

Compartilhar

Artigos relacionados

Responsável
Publicitária, natural de João Pessoa, Paraíba, no Brasil, vive em Aveiro desde 2017. Vem de uma família com muitos artistas e, desde criança, sempre esteve envolvida em projetos artísticos e culturais. Ama cantar e organizar eventos e entende a grande a importância da divulgação para o meio cultural.   Saiba mais: @Mari_Boop  
Patrocinador