Uma saxofonista em ascensão pisa o palco do Auditório de Espinho | Academia, esta sexta-feira (29). O nome da estrela é Melissa Aldana e, junto dela, estará a Orquestra de Jazz de Espinho, sob direção musical de Paulo Perfeito e Eduardo Cardinho.
A saxofonista e compositora Melissa Aldana, nomeada para o GRAMMY, juntou-se à família Blue Note Records com o lançamento de 12 Stars, o seu primeiro álbum como líder para a lendária editora de jazz. Aos 33 anos, a tenorista de Santiago do Chile, sediada em Brooklyn, ganhou reconhecimento internacional pelo seu trabalho visionário como líder de banda, bem como pela sua interpretação profundamente meditativa da linguagem e do vocabulário.
12 Stars aborda conceitos de criação de filhos, perdão familiar, aceitação e amor-próprio, resultado das experiências que teve em 2020, pouco antes do confinamento. É inspirado nas cartas de tarot, mas é também uma série de homenagens a momentos de desafio e triunfo na vida de Aldana, em Nova Iorque. De declarações ousadas e melódicas, a um registo mais lírico e contemplativo, a saxofonista Melissa Aldana, uma estrela em ascensão, apresenta canções do álbum 12 Stars e não só, acompanhada pela Orquestra de Jazz de Espinho, sexta-feira, 29 de setembro, no Auditório de Espinho | Academia, pelas 21h30.
Os bilhetes para o concerto têm o preço de 8€ e estão à venda em www.musica-esp.pt ou, presencialmente, na bilheteira do Auditório de Espinho | Academia.
“Many musicians have chosen their Blue Note moment to reveal themselves as the artist they are or intend to be. So it is not surprising that a young, gifted artist such as Grammy nominee Melissa Aldana, riding a sure, ascendant arc both creatively and professionally, goes big on her Blue Note debut… Aldana is an emotionally arresting player who balances vulnerability and victory; her horn at once looses whispery confessions and purposeful statements of strength and resolve…. Let the top discs of 2022 begin here.” — All About Jazz